LIVROS

                                                CÓDEX ARQUIMEDES
            Em 29 de outubro de 1998, a venda de um livro extremamente velho, feio e nada atraente, arrematado por 2 milhões de dólares em um leilão feito pela Christie’s de Nova York, ganhou as páginas da imprensa. O desgastado livro de orações de um padre medieval, chamuscado pelo fogo, manchado de água e parafina e corroído pelo mofo, escondia um dos maiores tesouros científicos de todos os tempos. Sob as orações, quase invisível devido às manchas, jazia escondido o texto do mais antigo manuscrito do grande matemático do mundo antigo, Arquimedes de Siracusa (287-212 A.C.). 
            Encarregados de decifrar as páginas do precioso palimpsesto (pergaminho cujo conteúdo foi apagado mediante lavagem ou raspagem e reescrito), que permaneceu oculto por mais de mil anos, William Noel, curador de Manuscritos e Livros Raros do Museu de Arte Walters, e o historiador Reviel Netz trazem à luz em CÓDEX ARQUIMEDES, uma década depois do leilão, as idéias perdidas do grande gênio da matemática.
             O livro com o texto de Arquimedes teve suas páginas raspadas, recebeu novo texto, foi danificado e permaneceu nas prateleiras de um mosteiro antigo. Resistiu às cruzadas e às guerras mundiais, viajando do Oriente ao Ocidente. Descoberto em 1906, foi estudado por um breve período e ficou perdido novamente por quase um século antes de ressurgir em Paris há; 11 anos.
             Graças a mais moderna tecnologia de imagem ao trabalho de uma dedicada equipe acadêmica de cientistas, técnicos e conservadores, seu conteúdo original foi desvendado, apresentando resultados surpreendentes que mudam de maneira fundamental nossa compreensão sobre a história da ciência. À medida que os textos iam sendo revelados, foi se descobrindo que as idéias matemá;ticas do cientista eram muito mais sofisticadas do que se pensava antes, e que Arquimedes teria, de fato, mais razões do que imaginávamos para gritar “Eureca!” em seus banhos. Entre as incríveis descobertas, revelou-se a cópia integral do revolucionário O Método, o lúdico Stomachion, abrangendo tópicos que iam da gravidade ao Infinito, e a única fonte original em grego de Corpos Flutuantes – talvez seu tratado mais famoso.
              Numa mistura de história de detetive e aventura com romance e ciência, William Noel e Reviel Netz traçam a incrível jornada do volume corroído por traças que atravessou séculos, em uma narrativa que alterna a história do próprio livro e a história da evolução da ciência que suas páginas revelam.
Fonte: Editora Record

                             O ÚLTIMO TEOREMA DE FERMAT
O Último Teorema de Fermat, como ficou conhecido, tornou-se o santo graal da matemática. Vidas inteiras foram devotadas- e até mesmo sacrificadas- à busca de uma demonstração para um problema aparentemente simples. Várias pessoas tentaram demonstrá-lo mais não conseguiram até que surgiu, um professor de Princeton, Andrew Wiles, que sonhava em demonstrar o Último Teorema de Fermat desde que o vira pela primeira vez, ainda menino, ba biblioteca de sua cidade. Com medo da sucessão de fracassos de seus antecessores, durante sete anos publicou artigos sobre outros assuntos, de modo a despistar os colegas, enquanto trabalhava em sua obsessão. Em 1993, passados 356 anos desde o desafio de Fermat, Wiles assombrou o mundo ao anunciar a demonstração. Mas sua luta ainda não tinha terminado. Um erro o fez voltar às pesquisas por mais quatorze meses, até que em 1995 ele ganhou as páginas de jornais do mundo inteiro e 50 mil libras da Fundação Wolfskehl. 'O Último Teorema de Fermat' é a história da busca épica para resolver o maior problema de matemática de todos os tempos. Um drama humano de grandes sonhos, brilho intelectual e extraordinária determinação.
Autor: SINGH, SIMON
Editora: RECORD
  
                       
UMA MENTE BRILHANTE
Uma mente brilhante é o relato da conturbada trajetória de John Forbes Nash Jr., Prêmio Nobel de Economia de 1994, que no auge do seu sucesso, aos 31 anos, vê sua genialidade corroída por surtos persecutórios, provenientes de uma esquizofrenia paranóica. Neste livro, Sylvia Nasar reconstitui a luta deste gênio dos números para recobrar sua sanidade.
Autor: NASAR,SYLVIA
Editora: RECORD





O GENE DA MATEMÁTICA
Em O gene da matemática, o especialista em programação neurolingüística Keith Devlin esclarece como a língua se relaciona em dois níveis; a habilidade de pensar matematicamente surge do mesmo processo de manipulação de símbolos crucial para o desenvolvimento da fala.
Autor: DEVLIN, KEITH
Editora: RECORD



                    

O HOMEM QUE CALCULAVA
As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Tahan relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.
Autor: TAHAN, MALBA
Editora: RECORD


            
             
MATEMÁTICA DIVERTIDA E CURIOSA
Estudioso das culturas orientais, onde nasceu a matemática, Malba compreendi-a como uma ciência prática, para o uso do dia a dia, e sobretudo como uma matéria que expressava segredos do espírito e da criação do universo. Já no prefácio de 'Matemática divertida e curiosa' Malba Tahan rebela-se contra os que tentam transmitir o conhecimento matemático de modo 'árido e enfadonho', alheio tanto à fantasia que lhe é própria, quanto à vinculação com o cotidiano.
 Autor: TAHAN, MALBA
Editora: RECORD