TANGRAM

A ORIGEM DO TANGRAM

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado   e 1 paralelogramo). Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa “trangam”, de significado “puzzle” ou “buginganga”. Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês “Tanka”, onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de “Sete placas da Sabedoria”.


A LENDA DO TANGRAM

         Um imperador chinês chamou um de seus melhores artistas e ordenou que saísse pelos seus domínios e retratasse as coisas mais belas que pudesse encontrar, levando apenas uma prancha quadrada.

         Apesar da dificuldade proposta, lá foi o artista, China afora, para tentar cumpri-la. No caminho, ao atravessar um riacho, caiu, e a prancha quebrou em sete pedaços. Precisava reuni-las, e após muitas tentativas percebeu que, a cada uma delas, ao arrumar as peças, conseguia formar uma figura diferente.

         Voltou rapidamente para mostrar aquela maravilha ao imperador, que ficou muito satisfeito com a possibilidade de retratar todas as coisas, usando apenas aquelas sete peças...

         Assim é o Tangram, um quebra-cabeças formado por sete peças com formas geométricas bem conhecidas. Sua idade e inventor são desconhecidos.Os chineses o conhecem por "Tch'i Tch'iao Pan", ou sete tábuas da habilidade. Enquanto a maioria dos quebra-cabeças são compostos por um grande número de peças, com formas complicadas e arrumadas em um único caminho, o Tangram, com apenas sete peças, permite uma extraordinária variedade de caminhos para compor as figuras.

Fonte: Gênova, A. Carlos. Brincando com Tangram e Origami. Ed. Global.

ANIMAIS
PESSOAS

NÚMEROS

ALFABETO

POLÍGONOS CONVEXOS

 APLICAÇÕES DO TANGRAM NO DESIGN
           As figuras formadas com as sete peças do Tangram inspiraram designers e arquitetos na criação de espaços e objetos do cotidiano.


           O designer italiano Massimo Morozzi criou , no ano de 1983, uma mesa modular cujos tampos têm o formato das peças do Tangram. Obtendo assim, uma forma para cada função da mesa.
 
              Em 2002, o designer Daniele Lago, desenvolveu a estante Tangram que pode ser montada de acordo com as conveniências e o gosto do freguês.
 



           Outras construções  são propostas inspiradas no TANGRAM clássico como o TANGRAM OVAL, TANGRAM DO CORAÇÃO , TANGRAM CIRCULAR e muitos outros que com  criatividade surgirão.
TANGRAM OVAL

          O Tangram oval também conhecido por ovo mágico ou ovo de Colombo, tal como o Tangram clássico, propõe a construção de inúmeras figuras a partir de nove de peças com bordas curvas, e cujo objetivo era formar 95 figuras diferentes.




TANGRAM DO CORAÇÃO